segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Gritaria e confusão de madrugada

Parece a manchete do jornal vendido no semáforo, mas essa vez, como de praxe, vai ser só sobre as aves do Acariquara. No caso, a gritaria é das aves, mas a confusão pode ser a nossa pra entender quem tá gritando o que.

O coró-coró (Mesembrinibis cayennensis) anda pelo chão catando alimento, inclusive o caramujo africano.
(Foto: Anselmo d’Affonseca).

Por Mario Cohn-Haft

18 de dezembro de 2016

Por bem ou mal, parece que o gritador mor do amanhecer, o aracuã-pequeno (Ortalis motmot), já está bem conhecido e aceito na vizinhança. Virou até mascote do conjunto, eleito por maioria! Mas tem outra ave que vocaliza quase todo dia aqui, de forma parecida, que suspeito que tá passando batido por muitos moradores. É o coró-coró.

O coró-coró é uma ave de várzea que colonizou o nosso conjunto. Inicialmente aparecia só na beira do lago. Mas com a expansão do caramujo africano, ele começou a andar pelos quintais e áreas verdes comendo caramujos! Não sei quantos ele consegue comer, mas já ganhou o meu respeito pela tentativa.

Voando, o coró-coró grita seu nome e mostra que tem bico longo e curvo, mas quase não tem cauda.
(Foto: Anselmo d’Affonseca).

É uma ave pernuda, maior que uma galinha e quase preta, a não ser quando o sol bate e ilumina tons de verde brilhoso (mais sobre iridescência em aves em um post futuro). Mas como fica principalmente na sombra, parece escuro mesmo, com o bico comprido e curvo. Você nunca viu? Aposto que já escutou!


(Gravações: Luciano Naka e Phil Stouffer).

Sim, grita de madrugada, durante o dia e até à noite. E o som lembra o do aracuã. Então, como saber a diferença? Ambos chamam seu próprio nome. Um faz “araQUAM-araQUAM-araQUAM-araQUAM”, às vezes vários gritando de uma vez. Para lembrar o som e aparência do aracuã, clique aqui.

O coró-coró faz "coró-coró-coró-coró-coró-coró…” quando passa voando, e faz um ronco, longo e prolongado quando pousado numa árvore, esperando descer pro chão para procurar comida (clique aqui para ouvir).  Se você avistar o gritador, também é fácil distinguir: o aracuã tem rabo comprido e bico curto; o coró-coró tem bico comprido e rabo curto. Simples assim.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Escolinha de futebol estreia no Acariquara

A chuva bem que tentou, mas mesmo com atraso a primeira aula da Escolinha de Futebol aconteceu nesse sábado (03/dez) no campinho da Praça do Conjunto Acariquara, vulgo Carecão. 


Por Ricardo Pedroso

Pais investiram no talento dos filhos, roupa e tênis novos, protetor solar e água. Filhos nitidamente estranhando a situação, alguns ainda não tinham tido a oportunidade do contato com uma bola de futebol. Outros entusiasmados e alguns tímidos, dispostos apenas há observar e brincar. Professor Luiz nem dormiu direito, antes da chuva já estava ansioso no Carecão fazendo os últimos ajustes.


Com a trégua da chuva os pais foram chegando, alguns sem filhos, só pra ver a brincadeira e comprar Alface. Agradecimento especial a esses que com apoio moral e financeiro estão viabilizando essa iniciativa. Depois do aquecimento um treinamento de toque, cabeçadas e chutes a gol. Acabou, é claro, com uma partida onde até pai entrou na disputa, que terminou nos pênaltis e todos saíram vencedores.


Para comemorar o dia da estreia moradores Elisangela e Ricardo (Guariúbas) patrocinaram um lanchinho. Encerrado com mais brincadeira da criançada na Praça e bate papo dos pais, já quase 10:30h, tava bom e ninguém queria ir embora. 


Essa atividade será rotineira. Todo sábado iniciando às 8:00. Procurem chegar no horário para a criançada aproveitar o sol ameno da manhã. Todas as crianças, meninos e meninas, de todas as idades são bem vindas, junto com seus pais e acompanhantes é claro. 


Esse é um momento de interação pais e filhos, no sentido amplo da palavra. Pais, que são mães, irmãos, tios e amigos. O carinho oferecido à criança é retribuído por ela no dia a dia. Passem mais tempo como elas, aproveitem esse momento nos sábados pela manhã. 

Obrigado a todos que por lá apareceram. Palpites e contribuições são sempre bem vindos.

Mais fotos da inauguração da Escolinha de Futebol no Carecão:







quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Pescador do Asfalto?

Não é todo dia que ocorre um evento ornitológico memorável na caminhada matinal com os cachorros. Mas acontece com uma regularidade suficiente que me deixa sempre atento, sempre na expectativa de ver algo diferente. Ontem eu estava mais “leso” que normal, devido ao calor que nestes dias já amanhece fazendo. Sorte é que os cachorros também estavam um pouco desatentos e nem perceberam o que vi.  Aproximando ao final da Rua das Guariúbas, de repente notei a forma de um animal, grandinho até, afastando da gente caladinho em direção à mata. Grande demais para ser uma cutia, até demais para ser coro-coró. Era um socó!

O socó-boi adulto tem uma coloração elegante e ao mesmo tempo adaptada para ambientes de beira de lago. Chama-se “boi” por causa da vocalização que faz, mais comumente à noite, que lembra o mugido de boi (clique aqui para ouvir).

Por Mario Cohn-Haft

01 dezembro 2016

O socó-boi (Tigrisoma lineatum), da família das garças, é um bicho de florestas e beiras de lago, mas sempre associado a corpos d’água. Isso porque vive de comer peixes e às vezes sapos e outros bichos que vivem dentro ou próximo à água. O que tava fazendo andando pela Guariúbas? Suspeito que tava se fazendo essa mesma pergunta quando viu o quarteto predominantemente canino aproximando. Era um sub-adulto (pela plumagem dá para saber, compare as fotos) e talvez ainda pouco experiente em sobrevivência. Ou talvez já se adaptou a uma realidade semi-urbana e estava caçando ratos perto da lixeira de um vizinho ou algum bicho atraído por frutos que tinham caído no chão. Não sei. Enquanto eu olhava, ele só afastava lentamente, batendo seu rabo curto com nervosismo e olhando por cima do ombro pra gente, com aquele bicão de defesa. Mas não voou e nem entrou na mata. Deixamos ele em paz.

O jovem é todo pintado e por isso muitas vezes é chamado de “socó-onça” e tratado como se fosse uma outra espécie. O fato da vocalização, apesar de igual à do adulto, lembrar também o esturro da onça não ajuda a desmentir o nome ou a reconhecer que é tudo uma espécie só. Leva vários anos para trocar da plumagem juvenil para a adulta. Na “adolescência”, digamos, a plumagem passa por um padrão intermédiario entre os dois vestimentos ilustrados, misturando pintas com cores lisas. O pescador da Guariúbas era justamente um desses quase-adultos.

fotos: Anselmo d’Affonseca
gravação:  Luciano Naka

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Atividade para as crianças

Vamos colocar essas crianças para praticar esporte?

O Morador Luiz, da rua Guariúbas, teve a ideia e outros moradores o acompanharam. A ideia é algo bem simples, iniciar uma Escolinha de Futebol para as crianças (meninos e meninas). Ele não é profissional, mas executou essa atividade anos atrás quando residia em Maceió e tem um pouco de experiência. Com o apoio e incentivo dos pais acreditamos que é possível tirar a molecada da frente da TV.

Contudo isso dá trabalho e requer investimento dos pais, mas a garotada merece.

Nosso campo não está preparado para isso. Por isso, já começamos a trabalhar. Contratamos um soldador para soldar as traves. Os moradores vão lixar, pintar e colocar rede nova. O prazo é final de novembro.

Temos ainda a possibilidade de reativar o vôlei, é só haver interesse.

Nosso campinho é hoje pouco utilizado pelos moradores. A única maneira de tomarmos posse é utilizando.

Assim como vem sendo feito com o Jardim da Humboldt. Antes deposito de lixo. Hoje temos a vista do Lago, mesas e bancos, flores... A luz se não é a ideal já se faz presente. Os moradores estão desfrutando e ajudando na manutenção, enfim, exercendo sua cidadania. Em breve madeiras estarão direcionando a água da chuva, dirimindo o temor de alguns com a enxurrada e possível erosão. Hei? E você, já passou por lá?

Tudo isso tem um custo financeiro e um esforço pessoal grande de cada um. Caso queira participar é só interagir com todos os moradores cadastrados no grupo de email. É só enviar seus comentários para:
rede-acariquara@googlegroups.com

Toda ajuda é bem vinda! O resultado é de todos!



.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Araramania!

Elas continuam aqui, as araras-canindé. Hoje mesmo vi umas vinte ou mais circulando as copas das árvores na área verde entre a Cedroramas e a Seringas/Copaíbas. E não foi so canindé, tinha araracangas no pedaço também, aquela nossa velha amiga arara vermelha que mora por aqui. Aliás, não estão apenas as araras. Tem a maracanã, a maritaca, o papagaio, e periquito pra caramba. Tá um verdadeiro carnaval de psitacídeos!

Canindés (Ara ararauna) comendo açaí (foto: Marcos Amend).
Por Mario Cohn-Haft

13 de novembro de 2016

Dá um ar de ocasião especial, mesmo, não?  A gritaria, as revoadas. Parece que no momento tem muita coisa para comerem aqui, muitos frutos, tanto de árvores frutíferas plantadas,como também nas árvores nativas das nossas áreas verdes. Invasões esporádicas de aves atrás de comida (como já presenciamos com os tucanos em 1989-90) são eventos misteriosos. Não está claro se o que estimula é a abundância de alimento onde aparecem (como ficam sabendo?) ou uma escassez em seu lugar de origem (de onde vieram?) ou as duas coisas juntas.

De qualquer forma, o espetáculo vale o ingresso. Aliás, só o que temos que fazer para ter o privilégio de curtir isso de vez em quando é continuar deixando as nossas árvores em pé. E isso já é a nossa marca registrada aqui no Acariquara.

Maracanás-do-buriti (Orthopsittaca manilata) também aproveitam o açaí (foto: Anselmo d’Affonseca).

Mais conhecido como maritaca, o periquitão (Psittacara leucophthalmus), como é nomeado oficialmente, vive na cidade o ano todo, às vezes formando bandos grandes e barulhentos.  Destaca-se pelo tamanho médio (entre periquito e a maracanã) e as marcas vermelhas distribuídas aleatoriamente pela cabeça (foto: Anselmo d’Affonseca).

O periquito-de-asa-branca (Brotogeris versicolurus) volta todo ano da várzea onde reproduz.  Os bandos enormes aproveitam a safra de mangas urbanas de dia e dormem todos nas árvores do V8.
Merecem um post só sobre eles—calma aí!  (foto: Anselmo d’Affonseca).

Saiba mais


quarta-feira, 9 de novembro de 2016

CONVITE PARA DECLARAÇÃO DE INTERESSE EM SE ASSOCIAR


COMISSÃO PRO ACARIQUARA UNIDO E ORGANIZADO

CONVITE PARA DECLARAÇÃO DE INTERESSE EM SE ASSOCIAR

Manaus, 09 de novembro de 2016.



Como deve ser de seu conhecimento, um grupo de vários moradores vem se reunindo, em confraternizações, há meses. Reuniões essas sempre pautadas na necessidade de se criar e formalizar um Conselho que represente institucionalmente os interesses da nossa Comunidade (Parque Residencial Acariquara).

Nesse processo, além de se optar pela criação de um Conselho voltado para o "Acariquara", enquanto causa ambiental, conseguisse também, a elaboração de uma proposta para o ESTATUTO SOCIAL da instituição, em tela, denotando-se, daí, uma importante e fundamental participação democrática e proativa do retro citado grupo.

Ao considerarmos o assunto amadurecido, mas necessitando sentir o real interesse dos moradores, em geral, decidimos em reunião, domingo passado, 6/nov./16, conhecer sua posição/interesse a respeito.

Entendemos que o processo, por conta da pluralidade de pensamentos, é bastante moroso e até desestimulante. Contudo, o grupo de moradores em questão, mantém-se firme, consciente das implicações pertinentes e necessita sobremaneira de sua participação.

É você quem vai decidir se viramos a página e passamos a olhar o futuro com olhos de construtores;

É você quem decide fundamentalmente pela união e organização para transformar o Parque Residencial Acariquara.

Algumas ações pontuais, de envolvimento comunitário têm sido feitas durante esse período, o que prova o interesse e o comprometimento de alguns moradores com o Acariquara. São louváveis essas iniciativas!

Por outro lado, para uma relação institucional político administrativo, o "Acariquara" encontra-se desprovido de prerrogativas jurídicas, ou seja, não tem legitimidade, legalidade para tal.

Para tanto, precisamos de você nesse momento. O preenchimento da ficha abaixo resultará um norte para as ações futuras e para o registro do seu comprometimento em participar desse Conselho como associado, dando-lhe oportunidade de participar, também, das chapas que concorrerão aos cargos eletivos do Conselho.

Com agradecimentos especiais pela sua atenção,

Comissão pro Acariquara unido e organizado.
O preenchimento é simples. Esse documento estará disponível também no Blog do Acariquara (acariquaras.blogspot.com.br), divulgado nos grupos de WhatsApp e na formulário digital com o mesmo conteúdo ( https://goo.gl/forms/Zbt7rRd9rLmE0y5B2 ).
Você poderá optar por qual meio deseja se manifestar.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Piquenique no Jardim da Humboldt

Na tarde de 5/nov (sábado), moradores da Guariúbas e convidados fizerem um piquenique no Jardim da Humboldt. Parabéns aos moradores pela iniciativa de ocupar o espaço. Muito bate papo, canções (voz e violão) e é claro comilança.





sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Alguem mais notou? Araras-canindé no Acariquara

As araras vermelhas são um dos privilégios de Manaus. Onde mais se pode morar numa metrópole deste tamanho e ainda ver araras? Aqui no conjunto temos a sorte de vê-las quase todos os dias nas suas idas e vindas do seu lar, que talvez seja aqui perto na mata da UFAM. Mas nunca mais, há pelo menos dez ou quinze anos, eu havia visto a arara-canindé na cidade.


Por Mario Cohn-Haft

Numa caminhada matinal com meus cachorros em alguma manhã durante a segunda semana de outubro (não anotei a data lamentavelmente), vi um bando de 18 araras-canindé passando por cima do conjunto. Estavam todas juntinhas e passaram rápido como se estivessem a caminho de algum destino, não necessariamente tão perto. Me perguntei se as veria de novo. Ia até escrever para este blog, mas estava me preparando para viagem e, na pressa, não fiz. Imagine a minha alegria de descobrir, agora no meu retorno, que estão aqui ainda! Nos últimos três dias, tenho ouvido e visto várias araras dessas passando perto de casa.


Como saber se é uma canindé? Ela não é vermelha! Por cima (no dorso) ela é azul, e embaixo (no ventre e no “forro" das asas) ela é amarela—azul e amarelo, com uma cauda ate mais comprida e fina que a da vermelha. O povo da região às vezes chamam ela de “arara azul”, mas ela não é a mesma arara-azul do pantanal, nem a ararinha-azul do nordeste. E ela grita diferente da vermelha também. É sutil, mas se prestar atenção vai ver que o grito é mais gutural, r-r-r-r-r-raspando; ela é a única que grita seu nome, “arara!”


O que ela faz aqui? Vamos ficar de olho para saber.  A espécie tem uma preferência natural para buritizais. Antigamente, encontrava-se algumas na ponte do Igarapé do Mindu na Colônia dos Japoneses. Será que essas de hoje estão ficando no buritizal do nosso lago? Arara voa longe todo dia atrás de frutos para comer, mas volta a dormir no seu lugar predileto. Vamos curtindo essa visita enquanto podemos e torcendo por elas estarem se abrigando em algum lugar seguro, como o nosso conjunto, uma área verde que abriga tanta variedade de vida silvestre.


Mario Cohn-Haft
30 de outubro de 2016

fotos: Anselmo d’Affonseca
gravações:  Philip Stouffer e Luciano Naka

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Jardim da Humboldt

O Jardim da Av. Humboldt ganhou algumas comodidades. Caro Morador, ajude na conservação. Plante, molhe, limpe e desfrute do espaço que é seu!


Percebemos que quando há moradores ocupando o espaço os carros de namorados e comerciantes de entorpecentes passam, dão a volta e vão embora. Até moradores que usavam o espaço como lixeira não tem feito mais isso.

Algumas ações para contenção da água de chuva e jardinagem estão aguardando recursos para serem realizadas. Se tiver interesse em ajudar não passe vontade - Venha e participe.

sábado, 29 de outubro de 2016

O ACARIQUARA PRECISA DE VOCÊ!


O ACARIQUARA PRECISA DE VOCÊ!



A Comissão Pró Organização do Acariquara convida os moradores deste importante Parque Residencial a participarem da nossa reunião, regada à café regional comunitário, no dia 06 de novembro de 2016, às 9:00hs, na praça, com a seguinte ordem do dia:

ü  Apresentação da versão do Estatuto do Conselho de Desenvolvimento Comunitário e Ambiental do Acariquara (* Sugestões para pequenas correções e melhorias devem ser feitas antecipadamente até 3/nov para rede-acariquara@googlegroups.com);

ü  Análise sobre o local Sede do CCA Acariquara (Endereço);

ü  Inscrição dos associados;

ü  Informação sobre o Edital de Eleição para os cargos do Conselho;

ü  Outros assuntos complementares, se necessários.



Façamos da UNIÃO E ORGANIZAÇÃO um instrumento de conquista de melhorias para o ACARIQUARA! Sejamos protagonistas da nossa vida acariquarense. A qualidade de vida do nosso Parque depende da participação organizada de cada morador.  



Manaus, 28 de outubro de 2016.

A COMISSÃO

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Convocação para reunião 6 de novembro

Concluída a revisão do Estatuto Social da Associação que iremos consolidar para representar a comunidade, convidamos todos a participar da reunião do dia 6 de novembro de 2016 na praça. Iremos decidir a aprovação do texto e outros pontos relacionados. Antes da reunião, café da manhã coletivo!


 A versão atualizada com a revisão do ESTATUTO SOCIAL DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E AMBIENTAL DO ACARIQUARA (CCA ACARIQUARA) está disponível no próprio blog da Comunidade Acariquara. Ele ainda está aberto a pequenas correções e melhorias, cuja colaboração de todos é sempre muito bem-vinda.

Na última reunião foi decidido a criação de uma Comissão Eleitoral que vai gerir o pleito para eleição da primeira Diretoria Executiva desse Conselho. A comissão foi composta por Ricardo Pedroso e Luiz Neves (Ambos da Guariúbas), além de Valdemar Costa (Vadeco) da Cedroramas. Estes moradores não poderão ingressar em nenhuma Chapa.

Decidimos também que a reunião mensal na Praça (Café da manhã Coletivo seguido de Reunião) será transferida, excepcionalmente, do último domingo do mês (30/out) para o primeiro de novembro (6/nov) devido à Eleição Municipal.


Na reunião de 6/nov pretendemos que seja instituída a Assembleia Geral que irá formalizar a criação do CCA Acariquara, onde os presentes se tornarão sócios fundadores.

As pautas dessa reunião serão:
  1. Aprovação do Estatuto (* Sugestões para pequenas correções e melhorias devem ser feitas antecipadamente até 3/nov, comentando essa postagem ou enviando por email);
  2. Análise sobre o local Sede do CCA Acariquara (Endereço);
  3. Abertura para inscrição das Chapas (Orientações do pleito serão fornecidas nessa reunião).

Por favor, confirme sua presença através do formulário https://goo.gl/forms/wqqFUO0NDlZGSRjd2

Isso nos ajudará no aluguel das mesas/cadeiras e também para sentir o envolvimento de todos (apenas uma confirmação por residência é necessária, evite duplicidade).

Por favor, converse com seu vizinho, pergunte a ele se recebeu essa mensagem!

Caso não tenha recebido repasse a ele.

Acredite, juntos podemos construir algo para nos orgulhar.



Saiba mais



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Revitalização do meio fio da rua Guariúbas

Nos dias 11 e 12 de outubro moradores da rua Guariúbas se organizaram e contrataram prestadores de serviços para revitalizar o meio fio da rua. Vejam o antes e depois.



Mais uma demonstração de que quando os moradores se unem sai coisa boa. Aproveite esse ideia, faça algo por sua rua.


Essa iniciativa pode e deve ser replicada em outras ruas.

Pensar em Acariquara começa quando pensamos na rua que vivemos.

Parabéns aos moradores da Guariúbas pela mobilização.

domingo, 25 de setembro de 2016

Plantio de mudas no entorno do lago

Conforme planejado, no sábado 24 de setembro ocorreu o plantio das mudas doadas pela SEMMAS em comemoração ao Dia da Árvore. Cerca de 170 mudas foram para o chão, das quais 120 eram de plantas ornamentais e 50 de árvores. Veja as fotos da criançada botando a mão na massa!


O plantio foi orientado por moradores do Acariquara que receberam a equipe técnica da SEMMAS durante a última semana. A decisão foi concentrar o plantio das ornamentais ao final da Av. Humboldt e das árvores ao redor do lago, preparando boas covas para aumentar as chances de as plantas crescerem com vigor. As árvores foram plantadas pelos técnicos da SEMMAS, mas quem botou a mão na massa pra plantar as ornamentais foi a criançada do conjunto!


A intenção dos moradores é recuperar essa área para deixar claro que não é uma área destinada a se jogar lixo e sim uma área importante para o lazer e bem-estar de todos. Contudo, a tarefa apenas começou, temos que nos organizar para cuidar das mudas, regando-as com frequência e organizando limpezas periódicas para favorecer seu crescimento e a floração dessas belezinhas.


Agradecemos a todos os moradores que se interessaram pela ação e principalmente à equipe técnica da SEMMAS que viabilizou o plantio com a participação dos comunitários.


Saiba mais

sábado, 24 de setembro de 2016

Ateliê no Acariquara adota tecidos naturais


Se você está procurando roupas alternativas que não empregam tecidos sintéticos, como o poliéster, você pode estar mais perto do que imagina da solução. Recentemente foi aberto no Acariquara um Ateliê de costura que utiliza apenas tecidos naturais, como o algodão e o linho, na confecção de roupas. Segundo a moradora Andrea Ferreira, a proposta é abolir o poliéster, ou seja, tirar do uso das pessoas esse tecido que acaba sendo um agente causador de males à saúde humana.


O foco inicial do trabalho está na mulherada com uma grande variedade de vestidos para o uso no dia a dia, todos muito bonitos feitos de algodão sem mistura. Em breve, outras peças do vestuário serão trabalhadas. As crianças são prioridade e já existem casaquinhos para meninas usarem no friozinho do ar condicionado da escola. Será que se aceita encomendas?


Em breve mais novidades!

Serviço

  • Ateliê da Andrea :: Rua dos Guariubas, 87. Fone: (92) 98829-5305.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Visita da SEMMAS para preparar os locais de plantio

A equipe da prefeitura limpou a área destinada ao plantio das mudas ao final da Av. Humboldt. Os moradores que estiveram presentes orientaram a limpeza e preparação das covas. Prioridade foi dada para as árvores nativas ao redor do lago e as plantas ornamentais exóticas foram concentradas ao final da área pavimentada. As árvores serão plantadas na sexta (23 a partir das 8h30) e as ornamentais no sábado (24 a partir das 8h). Participe!






Fotos: Ricardo Pedroso, Saci

sábado, 17 de setembro de 2016

Confraternização rua Guariúbas

Na noite de ontem, sexta dia 16/set/16, 86 moradores da rua Guariúbas (sendo 20 crianças) realizaram um churrasco de Confraternização, com direito a muita comida, bebida e diversão para as crianças (pula pula).

A ideia surgiu quando os moradores perceberam que não se conheciam, que pouco dizem bom dia, um aceno de mão ou cabeça para seu vizinho. Pensou-se no quanto ruim é essa indiferença, principalmente no item segurança.

Convidou-se então, via Comando da 11.a CICOM (O qual agradecemos a intermediação do morador Rodrigo, que tbm é PM), a equipe da Ronda do Bairro para interagir com os Moradores, falar sobre problemas e possíveis soluções. Quebrar o gelo entre Policia e Crianças, alguns adultos também.

Novas amizades foram feitas, antigas amizades foram restabelecidas e principalmente sabemos hoje mais que ontem sobre nossos vizinhos. Demos um passo a frente no que é viver em Comunidade.

Essa iniciativa pode e deve ser replicada em outras ruas. 

Pensar em Acariquara começa quando pensamos na rua que vivemos.

Parabéns aos moradores da Guariúbas pela mobilização.