sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Morador registra espécie de ave inédita no Acariquara

Visita Surpresa
Rua dos Araparis, 08 de setembro de 2016

Foto: Anselmo d’Affonseca.
Por Mario Cohn-Haft

Hoje de manha cedo, logo depois da minha caminhada com os cachorros (sim, aquela latição que a vizinhança toda conhece e esconjura), escutei um barulhinho especial.  Do alto daquela castanheira magnífica dos vizinhos Roberlan e Roberta, escondido dentro da copa, gritava um casal de apuim-de-costas-azuis.  O nome é quase maior que o bicho, que é um periquito miudinho e bem raro na cidade. Não sei o que estava fazendo aqui e acredito que já foi embora. Não deu para ver nada, mas o som entregou sua presença. É um gritinho esquisito, anasalado (escute abaixo ou pelo link).

Gravações: Curtis Marantz e Luciano Naka.

Pena não ter aparecido melhor, mas é um pássaro arisco mesmo. Quando pousado quase não tem marcas diagnósticas. Mas em voo mostra uma mancha azul nas costas (parecido com o periquitinho-santo, que é menor ainda) e a cauda roxa! É quase impossível ver essas cores no animal vivo.  Mas no exemplar empalhado, você consegue ver bem.  Por isso, aproveito e convido todos os vizinhos a visitarem a Coleção de Aves do Inpa, da qual sou responsável. Funciona e recebe visita cinco dias por semana, no horário normal do serviço público. Se quiser que eu atenda pessoalmente, só às tardes, ok?

Sejam bem-vindos!

Abraços,

Mario

Saiba mais

2 comentários:

Mario Cohn-Haft disse...

p.s. se quiserem mais historinhas dessas, me avisem. nao falta caso legal de passarinho.

Mario Cohn-Haft disse...

caramba! quase exatamente um ano depois, hoje 14 de setembro de 2017, escuto esse periquito de novo no quintal pela primeira vez desde 08 de setembro do ano passado, quando submeti essa materia pro blog. quem duvida que psitacideos voltam anualmente para checar lugares onde acharam comida no passado, pense de novo!