terça-feira, 23 de agosto de 2016

Aracuã eleito como mascote do Acariquara

Moradores elegem o Aracuã como mascote do Acariquara. Seu canto singelo e sua simpatia natural desbancaram a Garça-branca, o Jacaré e o Sauim-de-coleira, candidatos fortes que foram superados sem esforço. Saiba um pouco mais sobre o Aracuã e escute seu canto!

Foto: Anselmo d'Affonseca.
Muitos animais silvestres que habitam o Acariquara têm um apreço especial para seus moradores, como a Garça-branca, o Sauim-de-coleira e o Jacaré. No entanto, dentre todas espécies da fauna acariquarense, uma se sobressaiu de longe na votação e mereceu o podium de rainha da comunidade... o Aracuã!

A votação teve uma participação histórica da comunidade enviando 88 votos no total, dos quais 29 foram para o Aracuã (33%), 22 para o Jacaré (25%), 14 para o Sauim-de-coleira (15,9%), 8 para a Garça-branca (9,1%), 7 para o Jabuti (8%), 5 para a Preguiça (5,7%) e apenas 3 para a Coruja Murucututu (3,4%).

Foto: Anselmo d'Affonseca.
Para divulgar um pouco mais do Aracuã para nossa comunidade fizemos uma breve pesquisa sobre os hábitos desse nobre animal tão amado e incompreendido por nós. Seu nome científico é Ortalis motmot, um nome meio esquisito, mas que na verdade quer dizer simplesmente algo próximo a galinha da Guiana!

Foto: Anselmo d'Affonseca.
Os aracuãs são parentes dos mutuns e cujubins. Eles preferem clareiras e pequenos fragmentos de floresta com vegetação fechada a aberta, sendo muito comuns nas bordas de mata e quintais das casas ao longo do lago. Eles alimentam-se de frutas e sementes encontradas na floresta, geralmente procurando comida aos pares ou em pequenos grupos. Não estão ameaçados de extinção, mas já foram muito caçados.

Foto: Anselmo d'Affonseca.
Entretanto, a característica que torna o Aracuã o mais querido dos animais do Acariquara, não é sua beleza e elegância, mas seu canto inconfundível. Mesmo que não seja consenso, essa linda ave que canta maravilhosamente bem, exalta o dia muito antes de você acordar, caro vizinho. Ela alegra as madrugadas do conjunto e também as tardes. E quem sabe até pode ajudar a alarmar a entrada de algum invasor suspeito nas áreas verdes. Vai saber. Esse fato ainda terá de ser investigado, mas é sabido que entre outubro e novembro os aracuãs estarão se reproduzindo gritando loucamente para a alegria da nação acariquara. Se preparem. Caso alguém esteja com saudades do canto do Aracuã, tem uma gravação cedida pelo Mário Cohn-Haft logo abaixo! Mário é um dos maiores ornitólogos da Amazônia e mora na Araparis.

Gravações: Curtis Marantz e Luciano Naka.

Saiba mais


2 comentários:

CB disse...

Muito massa!

Hemily disse...

Obrigada pelas informações. Estava curiosa pra descobrir que pássaro era esse que escuto todas as manhãs.