terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como fazer compostagem doméstica?

A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade que pode ser realizado nos quintais das casas. Além de contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos do Acariquara, a compostagem pode ajudar nossas plantas a crescerem com vigor! Saiba um pouco mais sobre a compostagem abaixo.

Compostar para prosperar!

A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. A compostagem é realizada por microrganismos em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Estes microrganismos vão decompor e estabilizar os compostos dos materiais liberando dióxido de carbono e vapor de água. Se o processo for realizado corretamente não deve causar nenhum odor indesejável.


Como fazer uma composteira em casa?

A composteira é o recipiente, ou conjunto de recipientes, onde vamos colocar os restos orgânicos. Existem vários tipos de composteiras que podem ser construídas de diferentes formas, usando baldes de plástico, caixas plásticas ou caixas de madeira, por exemplo.

Exemplo de composteira feita com caixas plásticas.

É recomendável que a composteira tenha ao menos três câmaras empilhadas, duas superiores, para permitir a inclusão de matéria orgânica sólida, e uma câmara embaixo das outras, para deixar escorrer o chorume, um líquido viscoso de cor marrom escura que se forma durante o processo de decomposição dos alimentos. É importante tampar a composteira na parte superior. Algumas pessoas colocam torneiras na última câmara para facilitar o escoamento do chorume, que pode ser usado como biofertilizante.

Veja o vídeo abaixo explicando como preparar uma composteira em casa!


Quais resíduos orgânicos podem ser colocados na composteira?

A chave para fazer um bom composto é ter uma mistura balanceada de ingredientes no material a compostar. É importante que a comida dos microrganismos tenha DUAS VEZES mais carbono do que nitrogênio. Em geral, alimentos MARRONS são ricos em carbono: serragem de madeira, papelão, papel de jornal, restos de poda, folhas secas e caixas de cartão. Já os alimentos VERDES são ricos em nitrogênio: folhas verdes, restos de grama, plantas novas, partes novas das plantas, restos de vegetais, borra de café e chá.

Nem todos alimentos são recomendados para serem colocados na composteira!

O que DEVE ir:
  • Restos de alimentos, como verduras, cascas e talos (podem se converter em excelentes fontes de nitrogênio)
  • Resíduos frescos, como podas de grama e folhas (possuem alta concentração de nitrogênio)
  • Serragem (não tratada - sem verniz)
  • Folhas secas (ajudam no equilíbrio, são ricos em carbono e evitam o aparecimento de animais indesejados e do mau cheiro)
  • Alimentos cozidos ou assados (podem ser usados desde que em pequenas quantidades)
  • Borra de café (é uma grande aliada, pois inibe o aparecimento das formigas e é um excelente complemento nutricional para as minhocas; vale adicionar o filtro de papel também à sua composteira)
O que NÃO DEVE ir:
  • Carnes, gorduras e laticínios (a decomposição é muito lenta e tais alimentos atraem animais indesejáveis)
  • Frutas cítricas (podem alterar o pH)
  • Alho e cebola (também causam alterações)
  • Fezes de cães e gatos
  • Derivados de trigo como massa, bolo, pão (decomposição lenta e atrai animais)
  • Maioria dos tipos de papel como revistas, jornais, papéis de impressão, envelopes, catálogos (por serem tratados com químicos, prejudicam o composto)
  • Serragem de madeira tratada (a serragem é boa para remover a unidade, mas se for de madeira envernizada ou quimicamente tratada prejudicará a decomposição)
  • Carvão vegetal (possui enxofre e ferro)

Como saber se o composto está pronto?

Para fazer a composteira funcionar, o ideal é encher uma das câmaras superiores da composteira até o volume completo uma única vez. Então, essa câmara deve ser colocada no meio das outras para deixar o material descansar, enquanto a outra câmara superior será usada para adicionar mais resíduos. Cada câmara cheia da composteira deve demorar entre 2 a 3 meses descansando, isto é, sem a inclusão de mais resíduos sólidos. Após esse período, o composto natural deve apresentar uma cor escura e cheiro de terra, estando pronto para ser usado na adubação das plantas!

Exemplo de composteira com caixas plásticas empilhadas e torneira para escorrer o chorume.

Dicas úteis!

  • Se possível, coloque a composteira perto da cozinha, assim fica mais fácil o descarte de restos de comida. 
  • Deixe a composteira em um local arejado e sombreado.
  • Os restos orgânicos devem estar úmidos, mas não molhados. Caso o material fique muito seco é bom colocar um pouco de água.
  • Remexa o material uma ou duas vezes por semana para permitir a areação.


Saiba mais 

2 comentários:

sel disse...

O mais difícil é convencer os seres humanos da utilidade de tal procedimento e incentivá-los a ocupar-se da tarefa ininterruptamente, para que num processo continuado e com muitas adesões os resultados positivos ajudem para que todos os não compromissados, sintam vergonha e assumam sua responsabilidade. Enquanto alguns gatos pingados apenas aderirem, os preguiçosos continuarão de braços cruzados, transferindo seu lixo para as cestas na rua.

Saci disse...

você tem razão! começando no contexto da comunidade temos mais chance de difundir a prática e perpetuá-la no cotidiano do Acariquara, mas seria ótimo se fosse uma política governamental implementada em toda área urbanizada da cidade... cerca de 60% do lixo doméstico deixaria de ser transportado pelo caminhão do 'lixo' para virar adubo e enriquecer nossos solos e plantas...